dilemas teóricos
2) O que Giddens quer dizer com o termo estruturação?
3) Por que existe uma variedade de teorias e abordagens sociológicas para compreender o comportamento social?
4) As grandes teorias da sociologia clássica ou modernas (Comte, Durkheim, Weber e Marx) foram postas à prova e acabaram sendo não completamente abandonadas, mas reformuladas pelos teóricos chamados pós-modernos.
a) O que caracteriza a modernidade?
b) O que caracteriza a pós-modernidade?
5) Explique a frase do pós-moderno Jean-François Lyotard (1924-1998): “Não existem mais “grandes narrativas” ou metanarrativas, concepções gerais da história ou da sociedade (que prescreviam regras de conduta política e ética para toda a humanidade) – que façam sentido. A sociedade pós-moderna é extremamente pluralista e diversa.”
Respostas às atividades propostas:
QUESTÃO 1)
Estrutura e Ação: sendo a sociedade hegemônica sobre o indivíduo e definida numa estrutura social, ela restringe nossas ações. Julga-se necessário saber, até que ponto somos autores proativos das circunstâncias que permeiam nossas vidas, à maneira que sofremos forças sociais exteriores. A estruturação é um conceito necessário para analisar a constante construção da estrutura social. As sociedades constituem uma estrutura à medida que seguem padrões de modo regular e previsível. Por outro lado, as ações individuais, necessitam da compreensão destas estruturas sociais, ao modo que, estrutura e ação são interdependentes. Consenso e Conflito: a sociedade é um conjunto de elementos interdependentes. Para que ela continue existindo ao longo do tempo, suas instituições especializadas, como a política, a religião e a