O estado liberal
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO COM FOCO EM GESTÃO PÚBLICA
MEIRYLINE GOMES LIRA
O ESTADO LIBERAL DOS PENSADORES JOHN LOCKE E JEAN JACQUES ROUSSEAU
MARANGUAPE, 2012
MEIRYLINE GOMES LIRA
O ESTADO LIBERAL DOS PENSADORES JOHN LOCKE E JEAN JACQUES ROUSSEAU
Portfólio 01 apresentado ao Curso de Graduação em Administração com foco em Gestão Pública da Universidade Federal do Ceará como requisito de aprovação da disciplina Seminário Temático III: Tópicos Especiais em Administração Pública. Sob orientação da Profª Camila Furtado Albuquerque.
MARANGUAPE, 2012
O Estado Liberal é considerado um fruto d e um pensamento liberal, sendo este baseado em teses do intelectual John Locke (1632 – 1704), mais conhecido como o pai do liberalismo por conta de suas ideias que criticavam o tipo de Estado caracterizado pelo poder absolutista do rei que era visto como uma escolha divina. Um Estado Liberal não necessariamente é considerado democrático, pelo contrário, num contexto histórico em sociedades que prevalecem a desigualdade à participação no governo, pois se limitava as classes dominantes.
Enquanto ideologia, o liberalismo paulatinamente proporcionou coesão ao conjunto das classes (dominados e dominantes), favorecendo a derrocada do feudalismo. Calcado no individualismo, o liberalismo preconizava a defesa irrestrita da propriedade privada, procurando demonstrar que a busca do interesse próprio e a liberdade plena garantiriam o equilíbrio funcional do sistema e a felicidade de todos, capitalistas e trabalhadores (PEREIRA, 2004).
De acordo com os pensamentos de Locke, este afirmava que o homem é anterior à sociedade, a liberdade e a igualdade fazem parte de seu Estado de natureza. Essas ideias levaram a uma busca por paz, harmonia