Pontos turisticos de são luis do maranhão
Fonte do Ribeirão, Fonte das Pedras, Praça Gonçalves Dias, Praça Benedito Leite, Praça João Lisboa, Praça Maria Aragão, Projeto Reviver, Museu Histórico Natural e Arqueológico do Maranhão, Museu de Artes Visuais, Museu Histórico Natural e Arqueológico do Maranhão, Centro de Criatividade Odilo Costa Filho, Teatro Arthur Azevedo, Biblioteca Josué Montello, Biblioteca Publica Benedito Leite, Academia Maranhense de Letras, Cafua das Mercês ou Museu de Negro, Centro Cultural Negra do Maranhão, Convento das Mercês, Casa das Minas, Palácio dos Leões, Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (CEPRAMA), Mercado da Praia Grande.
EPÍTETOS
"Atenas Brasileira": Devido aos filhos dos nobres que eram enviados a Coimbra, Londres e Paris para estudar e quando voltavam a maioria deles se concentravam em São Luís e no Rio de Janeiro. Devido à grande efervescência cultural que existia ali, a cidade ganhou esse epíteto.
São Luís também é a cidade onde a foi escrita e editada a primeira gramática do Brasil, pelo escritor Sotero dos Reis, e onde foi realizado o primeiro romance abolicionista por uma mulher no Brasil, a escritora Maria Firmina.
ALGUNS PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO LUÍS
• Fonte das Pedras, construída por volta de 1615, sendo a mais antiga fonte da cidade. Nessa área, Jerônimo de Albuquerque Maranhão teria expulsado o francês Ravardiere.
• Avenida Pedro II: importante avenida do centro histórico, nela se encontra a maior parte das edificações do centro.
• Parque Estadual do Bacanga, com uma área de 3.075 hectares, um dos principais objetivos de sua construção foi preservar o pedaço da floresta Amazônica existente no local.
• Cais da Sagração: cercado por muralhas de avultada espessura, foi construído em alvenaria de pedra e reboco.
• Palácio dos Leões: símbolo da cultura maranhense, foi construído em 1761 e reformado em 1857.
• Pedra da Memória: antigo monumento feito