O estado da educação nas faculdades de direito do Brasil.
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Direito
Disciplina: Pesquisa Jurídica – 2014.1
Fichamento
1)Apresentação: Samara Costa Silvestre (Graduanda)
2) Texto base: OLIVEIRA, Í. J. S. O estado da educação nas faculdades de direito do Brasil. Paraná, 8 mai. 2014. Disponível em: http://adonaisantanna.blogspot.com.br/2014/05/o-estado-da-educacao-nas-faculdades-de_8.html. Acesso em 21 mai. 2014.
3) Sobre o autor: Ítalo José da Silva Oliveira é Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestrando em Direito pela mesma Universidade.
4) Ficha de Leitura:
1- A pretensão do autor é expor a situação da educação nas escolas de direito do Brasil bem como a produção acadêmica na área e a prática profissional. Toma como referência as suas experiências como discente e a situação da conjuntura nacional, objetivando instigar o debate sobre o ensino superior em direito.
2- O curso de direito (independente da forma de ingresso se dar pelo vestibular tradicional ou pelo ENEM) é um dos cursos mais concorridos da UFPE, consequentemente tende a atrair os alunos mais bem qualificados (boa base educacional) enquanto os cursos de baixa concorrência geralmente atraem aqueles alunos com uma base educacional mais frágil. Entretanto o autor diz que um professor afirmou que na FDR “os alunos entram inteligentes e saem burros”.
3- O autor elenca alguns méritos da faculdade para demonstrar o paradoxo da afirmação do seu professor em relação FDR, entre eles temos: A FDR é tradicionalmente umas das melhores faculdades de Direito do Nordeste; Sede do importante movimento intelectual brasileiro denominado Escola do Recife; Ótimos desempenhos dos alunos da FDR no Exame Nacional da Ordem. Por fim se questiona: “Por que então alguém diria aquilo?”.
4- O autor elenca então as razões para tais contradições: Primeiro afirma que a FDR foi por muito tempo a faculdade mais frequentada pela elite econômica nordestina; Tinha ainda um perfil