O ensino jurídico brasileiro
Mariana S
TRABALHO DE EDUCAÇãO AOS DIREITOS HUMANOS
O QUE É O ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO?
Trabalho de Educação aos Direitos Humanos
O que é o ensino jurídico brasileiro?
Antes de definir o conceito de ensino jurídico é necessário que se saiba as formas de educação anteriores e todo o contexto histórico para seu surgimento, para então poder compreendê-lo.
No Brasil a faculdade de Direito surgiu em 1827, nas cidades de Olinda e São Paulo, contudo antes do curso superior era necessária a educação básica, que assim como o direito teve grande influência de Portugal, já que este era metrópole do Brasil até 1822. A educação portuguesa, por sua vez, tinha sua educação baseada na Igreja Católica que tem grande base humanista.
O Humanismo é entendido como uma cultura que fez com que o homem descobrir-se ser o que ele realmente é, o Humanismo originou-se na Grécia, sendo adaptado pelos romanos. Nos séculos IV a VI, a Igreja incorporou o Humanismo, principalmente através de São Tomás de Aquino que fundiu a fé cristã com a razão, tendo como base Aristóteles. Surgiram assim novas escolas com a colaboração religiosa, ensinando através de leitura e comentários de textos, disseminando assim um conhecimento cristão, conhecido como escolástica.
Ao fim do século XIV, na Itália surge o Renascimento que retoma grande parte do humanismo greco-romano. Neste momento a Igreja Católica encontra-se em crise devido a Reforma Protestante, e passa a pregar a palavra divina através da cultura greco-romana. Portugal não aderiu a Reforma Protestante, ao capitalismo e as novas técnicas que surgiam pois estava centrado em suas colônias, assim a Igreja Católica ainda exercia grande influência no país.
Com o "descobrimento" do Brasil, Portugal enviou os jesuítas para que estes catequisassem e educassem os índios e os colonos já instalados, porém a educação do povo