Inicio das Universidades no Brasil
Introdução ao Ensino Superior
UnP- Universidade Potiguar
Professora: Ana Célia
Direito 1MA – Roberto Freire
14 de outubro de 2013
Objetivos: O presente trabalho se preocupa em mostrar o surgimento e expansão do ensino superior no Brasil, que passa por grandes mudanças no decorrer do tempo. Visamos também a obtenção dos conhecimentos necessários a estruturação do nosso pensamento com relação ao ensino superior, que hoje, tem se mostrado de grande influencia social, principalmente para aqueles que almejam uma carreira profissional de sucesso.
Introdução:
A expansão do Ensino Superior no Brasil se deu quando houve a chegada de D. João VI ao Brasil, apesar de em algumas instituições jesuítas já haverem os cursos de Teologia e Filosofia-com D. João VI vieram os cursos de Engenharia dos Colégios Militares, houve desenvolvimento na área da saúde com a implementação de Escolas de Cirurgia e Medicina, Agricultura, Economia, Química (mineração e geologia). Naquela época os cursos eram isolados, não havia a noção de Universidade, eram somente Faculdades.
Após a independência, houve-se a chegada dos cursos de Direito que, por conseguinte, formaram as Faculdades de Direito de São Paulo e Recife. A ideia de universidade surgiu depois, e em 1930 houveram-se a volta do protagonismo populacional que só se fortalecera nas décadas de 40, 50 e 60. Apesar do militarismo e sua rigidez terem reprimido movimentos populacionais, estes entraram em prol do movimento de expansão das universidades, com a bandeira “mais verbas, mais vagas”.
Foram muitos os movimentos em prol da educação superior no Brasil, uns de repressão e outros (em sua maioria) de reinvindicação para que fossem melhorados e ampliados os horizontes das universidades. Hoje, nós percebemos as facilidades e limitações das universidades privadas e publicas como também a facilidade