Negros no Jornalismo
Campus Higienópolis
Amanda Ferreira de Oliveira
Amanda Geroldo dos Santos
Ana Luiza Menezes Sarubbi
Yasmin Rodrigues Souza
Negros nos meios de comunicação
Disciplina: Sociologia Contemporânea
São Paulo, 2013
Amanda Ferreira de Oliveira
Amanda Geroldo dos Santos
Ana Luiza Menezes Sarubbi
Yasmin Rodrigues Souza
Negros nos meios de comunicação
Artigo a ser entregue como parte integrante da nota da disciplina de Sociologia Contemporânea, ministrada pelo prof.° André Arruda no Curso de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Higienópolis.
São Paulo, 2013
Resumo
Neste trabalho, abordaremos a presença dos negros nos meios de comunicação. Primeiramente, falaremos do histórico do negro jornalista e depois colocaremos a situação negra em geral no Brasil. A partir daí, colocaremos exemplos de jornalistas negros bem-sucedidos que sofreram preconceito por causa de sua raça.
Palavras-chave: jornalistas negros; meios de comunicação; preconceito; jornalismo.
Introdução Hoje a sociedade não vive mais sob um regime escravocrata; no entanto, a herança deixada por esse período ainda reflete na vida profissional dos negros no Brasil, principalmente nos meio de comunicação, pois eles lutam mais pela conquista de seu espaço na mídia. Sendo assim, é por meio de seu empenho, esforço e dedicação que os negros conseguem provar seu valor e ganhar reconhecimento, mesmo que se encontrem em minoria. Dessa maneira, torna-se nítida a existência de uma grande desigualdade no mercado e do preconceito que esses profissionais ainda sofrem. Logo, o racismo e o etnocentrismo ainda persistem como fatores de grande relevância, o que que dificulta, e muito, a presença dos negros em determinados ramos do mercado.
Desenvolvimento
Desde a época do jornalismo imperial o preconceito vem traçando suas características com grande