O ensino de ciências no ensino fundamental
Este artigo pretende analisar o Ensino de Ciências no ensino fundamental procurando refletir como é trabalhado esta disciplina nestas séries e propor maneiras diferenciadas de trabalhar ciência de forma a aprendizagem se torna efetiva e significativa.
PALAVRAS-CHAVE: ensino de ciências, ensino fundamental, aprendizagem.
2. INTRODUÇÃO
Atualmente se vê muitas pesquisas universitárias de como ensinar ciências procurando criar maneiras que torne o aprendizado mais significativo, mas infelizmente esse tipo de trabalha só fica em pesquisas de mestrado e doutorado e não chega criar efeito onde deveria que é nas salas de aula das escolas públicas. Através de revisões bibliográficas podemos ver muitas receitas prontas de como agir perante as turmas,mas soubemos que isso não resolve.O interesse dos professores que estão na sala de aula que efetivamente vai fazer a diferença na educação,mas para isso deve existir mais comprometimento com suas atividades por parte dos educadores,pesquisando,refletindo e buscando melhorar sua prática docente.
3. DESENVOLVIMENTO
Ensinar Ciências para as crianças das séries iniciais e fundamental pode ser diferenciado quando se busca atender o perfil do aluno respeitando suas limitações quando necessário. Um ensino-aprendizagem fragmentado e complexado não cabe a esse tipo de aluno que tem suas características voltadas a ver o todo sem muitos detalhes. Também se pode dizer que a curiosidade, o questionamento a necessidade de manusear os objetos são traços marcantes dessa faixa etária. Estas são características que quando observada e identificada pelos professores pode auxiliar no seu desenvolvimento didático, contribuindo assim para o melhor entendimento dos conteúdos pelos alunos. A dificuldade de aprender Ciências muitas vezes está relacionada à falta de integração entre as demais disciplinas que são ensinadas e a falta de ligação entre os conteúdos e a realidade do aluno, que para o desenvolvimento dessa disciplina é