Ensino De Ciencias No Fundamental
A ciência tem como objetivo à compreensão do mundo em que o homem vive, o conhecimento da realidade. Assim, ela é fundamentalmente um método de aproximação do mundo empírico, isto é, do mundo visto de experiência pelo homem. O consenso em relação aos atributos e processos essenciais do método da ciência permite uma conceituação funcional da ciência através de seu método.
A ciência procura explicações sistemáticas para os fatos provenientes de observações e de experimentos; necessita que a interpretação dos fatos seja confirmada, aceita por outros cientistas. Ela é um processo social.
Na história da humanidade o ensino de ciências tem mudado ao longo do tempo. Admite-se que somente a partir do século XVII, com Francis Bacon, o método científico foi organizado. Ele chamou essa maneira de entender a ciência de ciência empírica ou empirismo.
Os objetivos dessa disciplina baseiam-se na neutralidade com que os “campos” da ciência são apresentados e a importância que se dá à futura escolha da profissão, destacando aquelas relacionadas mais diretamente ao conhecimento científico.
O ensino de ciências é relativamente recente no Ensino Fundamental. Até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, ministravam-se aulas de ciências apenas nas duas últimas séries do antigo curso ginasial.
A partir da complexidade do ensino de ciências, são usados vários tipos de estratégias para maximizar a aprendizagem em diferentes contextos e conteúdo.
1. DESENVOLVIMENTO
Ciências, perspectivas e objetivos.
A ciência é uma produção social, e o que ocorreu no ensino de ciências no decorrer de sua história sofreu influências do que estava acontecendo na sociedade. Diversos movimentos paralelos de renovação do ensino foram convergindo para uma análise de um ensino com uma concepção de Ciência como “produto” para uma concepção de ciência como “processo”.
Na perspectiva empirista, a observação dos fenômenos e a realização de experimentos precedem a formulação