O ENSINO DA ESTRUTURA DA TERRA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Felícia Maria Fernandes
UACEN/CFP – UFCG
Bolsista do PIBID/UFCG – Área Ciências/Cajazeiras
Resumo
No presente trabalho apresentam-se algumas considerações sobre o Ensino da Estrutura da Terra nas práticas pedagógicas do Ensino das Ciências Naturais no Ensino Fundamental.
Palavras chaves: Metodologia, Ensino, Ciências Naturais, Estrutura da Terra
A sociedade contemporânea clama por uma educação científica que atenda às exigências decorrentes do estado atual do conhecimento científico. Assim, percebe-se a necessidade de se ensinar a Estrutura da Terra não apenas no enfoque conceitual, mas contribuindo para a ampliação das explicações sobre fenômenos naturais, e para o entendimento e questionamento dos diferentes modos de nela intervir.
Segundo DELIZOICOV (2009, p.88):
(...) esses conhecimentos precisam ser trabalhados em perspectivas de reciprocidade e interrelação; por outro lado, devem promover junto aos alunos compreensão mais dinâmica e articulada entre fenômenos da natureza próximos e distantes, atuais e remotos.
Ainda para esse autor os professores e as professoras devem buscar práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos e as alunas os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que possam construir compreensões novas e mais
complexas a seu respeito. Espera-se que, dessa forma, que desenvolvam a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza.
A abordagem do tema “Estrutura da Terra” no ensino fundamental nas intuições de ensino é realizada de forma superficial, pois informações relevantes sobre a Estrutura da Terra são encaradas como assuntos complexos, o que impossibilita o estudante e a estudante de terem a oportunidade, de conhecer a evolução e a construção de determinados conceitos. Então, abre-se uma