a impotancia da ciencia para o ensino fundamental
Helton Zheus Azevedo Mota
Waldemar Viana De Andrade Junior
Centro Universitário Leonardo Da Vinci- UNIASSELVE-Pólo Belém
Licenciatura em Biologia-(BID0147)-Prática do Módulo v
12/09/2013
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos alunos sobre a importância do ensino de ciências no cotidiano escolar e como os docentes estariam aplicando este ensino nas aulas sobre ciências.
Palavras- chaves: Produção de Conhecimento, Ensino de Ciência e Conhecimento Científico.
1-INTRODUÇÃO.
Ao fazer uma analise do ensino de ciências no decorrer do tempo observam-se mudanças do início do século passado ate os dias atuais. A tecnologia é cada vez presente no cotidiano das pessoas fazendo com que esta seja de grande importância para realizar algumas atividades desenvolvidas no âmbito escolar. Pesquisadores observam que existem algumas deficiências que rodeiam o método de ensino, pois muitas escolas ainda adotam o método tradicional de educação, e esta prática de ensino gera insastifação nos alunos pois deve-se lembrar que o docente não deve ser um mero transmissor de conhecimento mas, sim um provedor no que diz respeito a produção deste conhecimento. A exigência do mundo Cientifico-Tecnologico faz com que o profissional do ensino de ciências busque uma adequação ao ambiente dos parâmetros do ensino com o objetivo de aproveitar o interesse do aluno pela disciplina ciências, e assim procurar este a fazer questionamento críticos sobre as transformações e informações que acontecem no dia-dia.
2-O OBJETIVO DO ESTUDO DE CIÊNCIA.
Com uma linguagem própria, como forma de compactar informação o estudo de ciências deve buscar explicações e soluções que possibilite do aluno realizar reflexões críticas em situações reais do cotidiano, respeitando as outras formas de conhecimento e as experiências trazidas por estes para dentro da sala de aula .
Deve-se lembrar sobre a