Oceania e Regiões Polares
O continente arquipélago e os extremos da terra
A Oceania compõe um mosaico de povos nações modelo econômicos e paisagens. Fragmentado em milhares de ilhas, as regiões polares por serem muito frias foram pouco alteradas pelas atividades humanas.
Oceania: apresentação
A Oceania tem 8923000km² dos quais 85% dos quais é chamada de ilha continente. Além da Austrália o continente possui duas outras massas territoriais significativas (Papua Nova Guine e Nova Zelândia) e inúmeras pequenas ilhas pelo oceano pacifico que se divide em três grupos: Melanésia ou ilhas negras, Micronésia ou pequenas ilhas, polinésia abrangendo o maior numero de ilhas. A Austrália cujo tem 20,3 milhões de habitantes possui pequenos arquipélagos entre os quais se destaca a Tasmânia ao sul. A nova Zelândia é um arquipélago constituído por duas ilhas principais e outras menores com um numero de 4,1 milhões de habitantes, a Ilha de Nova Guiné se divide em duas partes cada uma pertence a um continente uma parte oriental e outra metade ocidental. A Austrália e a Nova Zelândia são os países desenvolvidos do continente os demais são subdesenvolvidos. Nestes últimos anos eles estão procurando desenvolver o turismo.
Características naturais do Continente
A Oceania se destaca por suas paisagens diversificadas que incluem desertos, praias, montanhas nevadas, fiordes e vulcões ativos.
Austrália
O relevo é antigo e bastante erodido pelos agentes externos. Por está no centro de uma placa tectônica não apresenta dobramentos modernos. Seu território é formado por um grande planalto. A cordilheira australiana impede a progressão das massas de ar mais úmidas vindas do oceano pacifico o que explica o predomínio do clima seco. Apenas na porção norte do país situada na zona térmica intertropical ocorre clima tropical úmido.
Nova Zelândia
A ilha caracteriza-se por seu isolamento geográfico: seu vizinho mais próximo a Austrália está a 2000 km de distancia. apresenta um