Governança de TI
“Governança de TI”
MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)
Governança de TI
Índice
Governança de TI
A empresa na qual eu trabalho é do ramo financeiro, com forte presença no Brasil. Hoje não há como pensar em atividade financeira sem a presença maciça de TI. Desta forma, a Governança de TI na empresa é possui presença marcante.
Como mencionado no curso, “Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar TI aos negócios” [IT WEB].
Dentre os propósitos da Governança de TI na empresa, podemos destacar os seguintes:
Alinhamento estratégico entre TI e negócios.
Definição de métricas de controle e metas para obtenção de eficiência
Implementação de boas práticas
Utilização responsável, transparente e controlado dos recursos de TI
Estabelecimento de processos otimizados e contínuos
Gerenciamento de Riscos
Prover a continuidade do negócio
Dentre as melhores práticas existentes implementadas na empresa, podemos citar as seguintes:
COBIT
ISSO 27000
PMBoK
ITIL
Em relação à Gestão de Riscos, a empresa possui uma preocupação constante sobre como os riscos inerentes à projetos podem influenciar e/ou afetar o negócio. Desta forma, os procedimentos que fazem parte da Gestão de Riscos estão alinhados com a estratégia da empresa.
Por exemplo, a “segregação de função” é uma atividade fortemente praticada nos processos críticos das linhas de negócio da empresa. Pode até transparecer um tipo de burocracia, mas isto gera segurança nas etapas de um determinado processo. Ou seja, a pessoa que executa uma atividade pode não ser a mesma que aprova e/ou autoriza a