CONTAS DEMONSTRATIVAS CONTÁBÉIS
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CONTAS DEMONSTRATIVAS CONTÁBÉIS
MANAUS
2014
CONTAS DEMONSTRATIVAS CONTABEIS
Este trabalho foi solicitado para obtenção de nota parcial da disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico, ministrado pelo Professor Wagner Sampaio do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana de Manaus-FAMETRO.
MANAUS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
As Contas contábeis são a assência da contabilidade, que já foi chamada de “Ciência das Contas”. Sem as contas, preferencialmente organizadas na forma cartesiana ou racional e escrituras pelo método das partidas sobradas, os sistemas de informação que se utiliza de dados empresariais devem ser denominados de Gerenciais ou Administrativos - e não Contábeis.
As contas contábeis devem ser expressas com títulos em conformidade com os atos e fatos administrativos provocados, e figurar num Plano de Contas de acordo com as suas características, similaridade ou eventos econômicos produzidos. Uma conta deve representar facilmente a operação realizada por entidade. Introduzindo com eles ações de débito e créditos e saldo, para melhor controlar tal entidade.
CAPITULO I: CONTAS
1.1 Conceito de Contas
A escrituração ou registro dos fatos contábeis segue o método universalmente aceito chamado de Métod das Partidas Dobradas. Por este método, cada débito efetuado numa ou mais contas deve corresponder a um crédito em uma ou mais contas, ou melhor, a cada débito corresponde, sempre, um crédito de mesmo valor. Uma conta é um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item todos os eventos e valores patrimoniais de mesma natureza.
Em Contabilidade, contas são denominações contábeis que identificam e controlam elementos contábeis de natureza semelhante. Conta é um registro de débito e crédito da mesma natureza,