Demonstrações contábeis
As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76 conhecida como Lei das S.As mas que regulamenta a sociedade anônima e aplica-se a qualquer tipo de pessoa jurídica.
O objetivo das demonstrações contábeis de modo geral é fornecer informações que possam serem utilizadas nas tomadas de decisões.
Para conhecer a situação econômica – financeira usamos os relatórios contábeis e analisar a sua riqueza e poder ampliar sua estrutura patrimonial.
Os relatórios contábeis são ricos em informações que permitirão ao seu usuário conhecer a estrutura patrimonial da empresa e avaliar seu desempenho podendo então estabelecer seus planos para o futuro.
Podemos afirmar que as demonstrações contábeis evidenciam a realidade de um patrimônio que é resultado de sua gestão, fornecendo assim subsídios para viabilizar sua evolução.
O art. 175. estabelece o período de exercício que é o espaço de tempo findo o qual as pessoa jurídicas são obrigadas a apurar seus resultados e a elaborar suas demonstrações financeiras. Tanto na data de finalização do exercício quanto qualquer alteração de sua duração devem constar do documento de constituição da pessoa jurídica.
Art. 176 estabelece que as demonstrações financeiras deverão ser elaboradas ao final de cada exercício, sendo obrigatórios os seguintes demonstrativos: balanço patrimonial, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (poderá ser substituída pela demonstração das mutações do patrimônio liquido), demonstração das origens e aplicações e demonstração do resultado do exercício.
As demonstrações tem por finalidade refletir não só a situação do patrimônio naquele momento, mas também as mutações ocorridas no exercício.
Estrutura das Demonstrações Contábeis.
A análise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos da empresa. A