demonstrações contábeis
Este presente relatório irá tratar da importância do entendimento das demonstrações contábeis, para auxilio do administrador financeiro, e o giro do negócio. É através da análise das demonstrações contábeis que podemos identificar os pontos críticos dentro da organização e apresenta imediatamente um esboço das prioridades para solucionar problemas. Franco (1992, p.24), define análise das Demonstrações Contábeis como:
‘’A apreciação dos componentes patrimoniais, enquanto partes do conjunto, com relação à natureza, valor e proporcionalidade, as conclusões de natureza patrimonial, administrativa, econômica ou financeira, tiradas das comparações entre grupos homogêneos de um conjunto patrimonial, ou entre eles e grupos de outros conjuntos, é a matéria estudada sob a denominação de Interpretação das Demonstrações Contábeis’’. O conhecimento teórico, e como usá-lo na prática é de extrema importância em se tratando de estruturação e análise das demonstrações contábeis. Essas análises garantem uma visão da estratégia e dos planos da empresa, possibilitando novas decisões, permitindo estimar seu futuro, suas limitações e potencialidades. É de primordial importância estar munidos desses conhecimentos, todos aqueles que pretendem se relacionar com a empresa, como fornecedores, financiadores, acionistas e principalmente profissionais na área financeira. Segundo Iudícibus, (1982, p.13).
“A necessidade de analisar demonstrações contábeis é pelo menos tão antiga quanto a própria origem de tais peças. Nos primórdios da Contabilidade, quando esta se resumia, basicamente, à realização de inventários, já o “analista” se preocupara em anotar as variações quantitativas e qualitativas das várias categorias de bens incluídos em seu inventário”.
As empresas buscam profissionais capacitados e com grande conhecimento teórico e prático para analisar, planejar e controlar seu sistema financeiro. Saber estruturar os