Direito do Trabalho
b) Decretação da prisão temporária do empregado.
c) Prática constante de jogos de azar.
d) Violação de segredo da empresa.
2O empregado que pede demissão: a) tem direito ao aviso prévio, férias proporcionais e seguro-desemprego.
b) não pode movimentar a conta do FGTS, nem receber o 13º salário proporcional.
c) tem direito ao 13º salário proporcional, a férias vencidas e proporcionais.
d) tem direito somente a férias vencidas. 3Indique a situação que não representa justo motivo para a rescisão indireta do contrato pelo empregado: a) o aumento de seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, possibilitando o aumento da importância de seu salário.
b) ser tratado pelo empregador com rigor excessivo.
c) serem-lhe exigidos serviços contrários aos bons costumes.
d) correr perigo manifesto de mal considerável.
4Em conformidade do que dispõe a CLT, assinale a alternativa CORRETA. a) Nos contratos de trabalho por tempo determinado, o empregador que, com justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, dois terços da remuneração a que teria direito até o fim do contrato.
b) Nos contratos de trabalho por tempo determinado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, toda a remuneração a que teria direito até o fim do contrato.
c) Nos contratos de trabalho por tempo determinado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, o aviso prévio de 30 (trinta) dias.
d) Nos contratos de trabalho por tempo determinado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, a metade da remuneração a que teria direito até o fim do contrato. 5Sobre