Folha de Prática de Vegetal
As gimnospermas são plantas que vivem preferencialmente em ambientes de clima frio ou temperado. Possuem raízes, caule e folhas. Se dividem em quatro grupos: Cycadophyta (cicadáceas), Ginkgophyta (ginkgos), Coniferophyta (coníferas) e Gnetophyta (gnetófitas).
São caracterizadas por possuírem sementes nuas, ou seja, que não produzem frutos. Seus ramos reprodutivos são os estróbilos, muitas vezes erroneamente chamados de flores. Os estróbilos correspondem a um ramo fértil, o qual é responsável pela produção de esporos. Existem dois tipos de estróbilos: o que produz esporos femininos (megásporos) e o que produz esporos masculinos (micrósporos). O estróbilo feminino é chamado megastróbilo e o masculino, microstróbilo. Algumas espécies apresentam árvores só com estróbilos masculinos e árvores com estróbilos femininos, mas na maioria das espécies ambos são encontrados na mesma árvore. Quando os estróbilos masculinos se abrem, eles liberam os grãos de pólen, que são levados pelo vento até o estróbilo feminino (que origina as sementes).
As folhas das gimnospermas são em geral perenes e podem ter aspecto acicular (pinheiros, abetos etc.), escamiforme (ciprestes) ou lobulado (ginkgo), ou ainda se assemelharem às das palmeiras (cicadáceas). Certas árvores, como os ginkgos e os lariços, são de folhas caducas. As flores não são vistosas e na verdade se reduzem aos elementos reprodutores, agrupados em massas ou inflorescências. Estas têm a forma de cone em muitas espécies, como nos pinheiros, abetos e cedros, o que originou a denominação de coníferas.
Cicadáceas (família Cycadaceae)
Reino: Plantae
Divisão: Cycadophyta
Classe: Cycadopsida
Ordem: Cycadales
Família: Cycadaceae Persoon
Género: Cycas
São utlizadas principalmente para paisagismo.
São plantas da divisão Cycadophyta, com folhas semelhantes às das palmeiras e um tronco grosso, cilíndrico, aéreo (mas nunca chegando à altura de uma árvore), ou subterrâneo, chamado