relatorio de aula folha, flor, fruto, semente, caule
DISCIPLINA: MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL
PROFª: Drª.
BLOCO: V
RELATÓRIO
RELATÓRIO
Relatório de aula pratica da disciplina de Anatomia Vegetal do V período de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos, ministrada pela professora: Drª.
RELATORIO DE AULAS PRATICAS
INTRODUÇÃO
ANATOMIA VEGETAL
• Raiz As raízes são normalmente órgãos subterrâneos que realizam a fixação dos vegetais no solo, são aclorofiladas (com ausência de pigmentação fotossintética) e responsáveis pela absorção de água e sais minerais. As raízes são caracterizadas como órgãos cilíndricos, subterrâneos e aclorofilados que apresentam geotropismo positivo e fototropismo negativo. A estrutura primária da raiz tem origem no meristema apical. Os meristemas primários, localizados pouco acima do promeristema, são os responsáveis pela diferenciação dos tecidos primários da raiz . O crescimento secundário da raiz consiste na formação de tecidos vasculares a partir do câmbio vascular e da periderme, a partir do felogênio. As raízes da maioria das monocotiledôneas, geralmente, não apresentam crescimento secundário.
• Caule A morfologia interna do caule revela um sistema de vasos que promovem o transporte ascendente de água e sais minerais até as folhas e a coleta e a distribuição dos produtos orgânicos ao longo do corpo da planta. Alguns tipos especiais de caule podem atuar como fonte de reserva, realizar fotossíntese ou ainda participar na propagação vegetativa da planta. Nos vegetais a estrutura responsável pela conexão entre as raízes e as folhas é o caule, o qual tem origem a partir do caulículo ( epicótilo) do embrião. Trata-se do órgão da planta que fornece o suporte mecânico para folhas, flores e frutos sendo também ,responsável pela disposição destas partes no vegetal.
• Folha
As