Relatorio Fanerogamas
DISCIPLINA: MORFOLOGIA VEGETAL DAS FANERÓGAMAS
PROFESSOR: THIAGO PEREIRA CHAVES
CURSO: LICEMCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
POLO: LUIS DE SOUSA LEAL – INHUMA PI
Relatório de Aula Prática:
Morfologia Externa de Angeospermas
Componentes: Benício Dias Darlan Carvalho Maria Daíze Marina Leal Velane Leal
INHUMA – PI
2014
Introdução
O corpo da maioria das plantas angiospermas é dividido em duas partes principais, uma localizada sob o solo, constituída pelas raízes, e outra área constituída pelo caule, folhas, flores e frutos. As células das raízes, assim com as células de muitos caules, não fazem fotossíntese e por isso dependem do alimento produzido nas células das folhas. O caule, folhas, flores e frutos, por sua vez, dependem da água e dos sais minerais absorvidos pelas raízes.
Quase sempre a raiz é originada a partir da radícula do embrião, localizado na semente, a principal função da raiz é a absorção dos nutrientes minerais, sendo que, no solo, também é responsável pela fixação do vegetal ao substrato.
O caule realiza a integração de raízes e folhas, tanto do ponto de vista estrutural como funcional, em outras palavras, além de constituir a estrutura física onde se inserem raízes e folhas, o caule desempenha as funções de condução de água e sais minerais das raízes para as folhas, e de condução de matéria orgânica das folhas para as raízes.
De formato extremamente variável, uma folha completa é formada por um “cabinho”, o pecíolo, e uma superfície achatada dotada de duas