Gerenciamento de projetos
Frederick taylor (1911) – estabeleceu o método de trabalho por processo e publicou a teoria geral da administração.
Henry Gantt (1919) – estudou a ordem das operações, sincronismo e as ligações.
Com os estudos foi desenvolvida uma importante ferramenta para o GP, o gráfico de Gantt, onde com barras horizontais são vistas a sequencia e a duração de cada tarefa, este conceito mudou pouco hoje em dia.
Em 1950 nos EUA ocorreu uma grande necessidade de um novo tipo de GP.
1956 surgiu o método do caminho critico (CPM). 1957 foi aplicado num computador, o primeiro software comercial de GP.
O CPM introduziu um novo conceito no gerenciamento, ele mostra o caminho que deve ter mais atenção para não atrasar a conclusão do projeto.
Fazermos projetos na busca da realização de um sonho.
O gerenciamento de projetos é importante para elevar as chances de sucesso do projeto, reduzir o atraso da entrega de seus projetos, o mercado está cada vez mais competitivo, necessidade de atualização tecnológica, margem de lucro pequena, exigência cada vez maior de um melhor padrão de qualidade.
Os projetos falham em virtude da falta de melhor definição de objetivos, escopo, cronogramas e recursos, planejamento inadequado, falta de definição de papeis da equipe, dificuldade de relacionamento, falta de incentivo da alta chefia, avaliação errada de viabilidade, recursos inadequados, relatórios de acompanhamento errado.
Os sintomas de um projeto de sucesso é o trabalho ser cumprindo no prazo e orçamento, os resultados atingidos e o produto é aplicável a finalidade, atende a estratégia, objetivos e metas da empresa, os stakeholders satisfeitos, a equipe gostou a experiência, o investimento deu retorno, o projeto deu vantagem competitiva para a empresa.
Um projeto de sucesso é sempre quando ele atingir os objetivos e finalidades de uso, a qualidade adequada, atende aos prazos e custos.
PROCESSO é uma rotina, que tem como marca o caráter