sociologia - tres porquinhos
Resenha analítica da matéria de Sociologia,
A maioria dos socialistas possui a opinião do que o capitalismo concentra injustamente a riqueza e o poder nas mãos de um pequeno segmento da sociedade, que controla o capital e deriva sua riqueza através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece oportunidades iguais para todos, a fim de maximizar suas potencialidades. (Isso é uma opinião centrada do governo Russo).
O livro, a revolução dos bichos, pode ser comparado à revolução russa por devidas razões. Uma delas o livro nos mostra, uma citação de “mais valia’’ quando o dono da fazenda não paga o devido salário que deveria pagar pelo trabalho do seu empregado, e também, podemos ver novamente quando os animais não são recompensados e não são alimentados, mesmo gerando lucro a fazenda. sendo esta,uma das causas das duas revoluções.
Outro fato histórico foi à guerra fria, que ocorreu em 1947. Em que duas grandes potências (EUA e União Soviética) se ascenderam após a segunda guerra mundial. Tudo não passava de uma formidável luta entre a liberdade e a tirania, a defesa da paz contra o expansionismo militarista.
A colocação da guerra fria, pode se encaixar na parte em que há uma batalha entre os humanos e os bichos (duas potências) em busca de um bem maior, que é fazenda, e também para os bichos, a liberdade.
Observando algumas colocações do autor encontramos o termo ‘’socialismo’’.
‘’Socialismo: sistema filosófico, político e econômico que propõe a estatização dos bens e do meio de produção, ficando a cargo do estado a administração dos bens e a distribuição das rendas. ’’
Na história há uma sátira ao socialismo, que é demonstrada na superioridade do ‘’porco alfa’’, que apesar de coordenar a sociedade dos animais tentando agir de forma unificada, exigindo direitos igualitários a todos, quer se sobressair como líder, mudar e criar novas regras e ainda é responsável pela alienação da população para