Conceitos
Weber - para ele o trabalho é uma vocação divina, a finalidade da vida. Sua obra "a ética protestante e o espírito do capitalismo, onde fala da religião e a contribuição da ética protestante na promoção do capitalismo.
Marx - fundador da doutrina comunista moderna. Escreveu "o capital. Critica o meio de produção capitalista mencionando as injustiças sofridas pelos trabalhadores.
Diferenças: Durkheim - teórico do conceito da coersão social. O ponto alto de sua teoria são os fatos sociais que devem ser tratados como coisas. Era conservador ao capitalismo.
Marx - teve participação no movimento operário como intelectual e como revolucionário, combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica.
Weber- o objetivo de sua tese: refutar a tese de Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.Tendia para o lado da neutralidade. Distinção entre os 4 tipos de ação: ação racional com relação a um objetivo, a ação racional com relação a um valor, a ação objetiva e a ação tradicional.
Marx concebe a sociedade dividida em duas classes: a dos capitalistas que detêm a posse dos meios de produção e o proletariado (ou operariado), cuja única posse é sua força de trabalho a qual vendem ao capital. Para Marx, os interesses entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, sendo este debate a essência do seu pensamento, resultando na concepção de uma sociedade dividida em classes. Assim, os meios de produção resultam nas relações de produção, formas como os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Tudo isso acarreta desigualdades, dando origem à luta de classes.
Marx foi um defensor do comunismo, pois essa seria a fase final da sociedade humana, alcançada somente a partir de uma revolução proletária, acreditando assim na ideia utópica de uma sociedade