Expansão do capitalismo
Além disso, compreenderá o contexto de surgimento da Sociologia e quais são os seus objetivos.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Os alunos já devem ter conhecimentos prévios sobre os acontecimentos que antecedem o Capitalismo e noções sobre a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra nos finais do século XVIII.
Devem ter, ainda, noções básicas de conceitos como: Mercantilismo, Capitalismo e Sociologia.
Estratégias e recursos da aula AULA 1
O professor fará uma breve introdução sobre o momento que antecede o surgimento do Capitalismo, ressaltando os conceitos de mercantilismo, classe social e noções básicas de Sociologia.
Antecedentes do Capitalismo
Com a expansão do Mercantilismo nos séculos XVI e XVII, estabeleceram-se as metrópoles e as colônias. Nesse momento, por meio do que se chamou o pacto colonial (também conhecido como exclusivo comercial metropolitano), as colônias eram impedidas de promover o desenvolvimento manufatureiro. Essas, em contrapartida, eram responsáveis pelo envio de materiais primários necessários ao desenvolvimento, principalmente econômico, da metrópole. Mais tarde, com o apoio da Inglaterra, as colônias latino-americanas conseguiram sua independência.
Neste momento, os alunos assistirão a uma animação (em vídeo) sobre o descobrimento do Brasil, que contém uma música (que está transcrita no próprio vídeo ou no seguinte link: http://www.vagalume.com.br/juan-bender/brasil-mil-e-quinhentos.html) contando a trajetória da expansão portuguesa. A música, feita por Juan Bender, mostra o interesse de Portugal na América e a forma como os portugueses iniciaram o chamado pacto colonial.
Fonte: