sociologia e a expansão do capitalismo
1. Precedentes: a expansão do mercantilismo Nos séculos XVI e XVII ocorre a expansão mercantilista e, com isso, o estabelecimento das metrópoles e das colônias por meio do pacto colonial, que proibia o desenvolvimento manufatureiro nas colônias e estabelecia preços para produção agrícola. E muitas colônias latino-americanas conseguem sua independência com o apoio da Inglaterra. Após a Primeira Guerra Mundial, ocorreram mudanças sócias no mundo todo.
Apareceram: potências mundiais como Estados Unidos e a antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas. A livre concorrência foi substituída pelo capitalismo monopolista. O aumento do consumo, a diminuição dos custos das matérias-primas e da mão de obra fez com que a Inglaterra construísse uma forte estrutura financeira. As nações sempre buscavam se desenvolver. Com isso, novas tecnologias começavam aparecer, e os países passaram a ser classificados como avançados ou atrasados. E O mudo todo se direcionava para o desenvolvimento industrial.
2. O Capitalismo e a dominação
3. O capitalismo fez com que o campo fosse subordinado à cidade. A matéria-prima (seda e linho), antes usada para artesanato, passa a ser usada por indústrias manufatureiras para produção de mercadorias. Com isso o produtor rural tem uma redução da sua renda, e passa a ser obrigado a produzir mais e mais. Os países desenvolvidos passam a transformar as antigas áreas agrícolas em parque industriais e passam a importar os produtos agrícolas