EXPANSÃO COMERCIAL NA BAIXA IDADE MÉDIA: UM OLHAR SOBRE O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
BIANCA DOS SANTOS BOLDA, BIANCA MAIA MELLO DA SILVA, NICOLIN LAURINDO DOS SANTOS, PAOLA BARBOSA CAMARGO E RUBIA ARAUJO NUNES
EXPANSÃO COMERCIAL NA BAIXA IDADE MÉDIA: UM OLHAR SOBRE o surgimento da sociologia
CAMBORIÚ
2015
resumo
A Baixa Idade Média é uma das grandes divisões da história da humanidade, possibilitando, dessa forma, o surgimento de outras áreas do conhecimento, como a Sociologia. Ela também trás consigo, acontecimentos que viabilizaram a sua existência, podendo dispor de correntes como a expansão comercial deste período.
O objetivo com esse trabalho é explanar o que foi e como surgiu a expansão comercial na baixa idade média, e suas primordiais características, como as feiras, hansa, o surgimento dos burgueses, entre demais aspectos. E por fim, atrelar essa questão comercial com o surgimento da Sociologia, motivada pelo espírito capitalista implantado pela intensificação do comércio na sociedade feudal da época. Para tanto, utilizou-se de referência bibliográfica e documental.
Obtemos como resultado que a expansão comercial na baixa idade média, surgiu em consequência das cruzadas, declínio do feudalismo, e assim, início de um novo período de intensa comercialização. A mesma, gerou as feiras e rotas comerciais (formas de comercialização da época), as hansas (liga de mercadores), inovações agrícolas e o surgimento da classe social dos burgueses. Dessa, forma, concluimos que o surgimento da sociologia se deu pela iniciativa de pensdores do período, que tinham como objetivo analisar essa sociedade tão transformada pelo surgimento do sentimento capitalista originado pelo comércio.
Palavras-chave: Baixa idade média; Sociologia; Expansão comercial; Feudalismo; Capitalismo.
Sumário
1 introdução 3
2 Expansão comercial 3
2.1 COMO SURGIU A EXPANSÃO COMERCIAL NA BAIXA IDADE MÉDIA... 3
2.2 O QUE FOI A EXPANSÃO COMERCIAL DA BAIXA