asvp
1. Conceito de Crime e de Violência
CRIME – É toda a transgressão imputável da lei penal, por dolo ou culpa, ação ou omissão.
VIOLÊNCIA – É o uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra outra pessoa ou contra si próprio ou contra outro grupo de pessoas, que resulte ou tenha grande possibilidade em resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. (conceito da Organização Mundial da Saúde – OMS).
2. A Violência Policial
A Polícia é um órgão vitalmente necessário à manutenção da ordem, à obediência às leis, à segurança civil, à permanência do Estado. Sua tarefa mais relevante é prevenção ao crime, sua característica deve ser a vigilância constante. Nesse desiderato, ela deve estar vigorosamente aparelhada. Demais, todo dinheiro investido na Polícia é bem gasto, quando analisado sob o prisma do binômio custo benefício.
Importante ressaltar que esta instituição sofre com três problemas que em várias situações, tendem a abalar seus alicerces, quais sejam: A CORRUPÇÃO, A INGERÊNCIA POLÍTICA e a IMPOPULARIDADE.
3. As Três Grandes Ciências Aplicadas ao Estudo da Violência
São três as Ciências aplicadas ao Estudo da violência: a Antropologia, a Psicologia e a Sociologia.
4. Antropologia
A Antropologia Criminal, destacada da Antropologia Geral, foi fundada por Cesare Lombroso, médico psiquiatra e professor desta disciplina na Universidade de Turim, que considerou o delinqüente sob o prisma da ciência.
Lombroso imaginou ter encontrado, no estudo dos criminosos da época, um sentido natural-científico, uma variedade especial de homo sapiens, que seria caracterizada por sinais (stigmata) físicos e psíquicos. Tais estigmas físicos do criminoso nato, segundo Lombroso, constavam de particularidades da forma da calota craniana e da face, consubstanciadas na capacidade muito grande ou pequena do crânio, no maxilar inferior procidente,