Programa de Competências Sociais
Competências
Sociais
2007
Promoção de Competências Sociais
Introdução
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
(…)
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se "amarrar nela"!
Ora, é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.” (Paulo Freire)
Fundamentação
“O grupo é um lugar para a criança tomar consciência de como interage com as outras, a aprender responsabilidades pelo que faz e para experimentar comportamentos novos. A criança precisa de contacto com as outras para saber que as outras têm sentimentos e problemas semelhantes.”
(in Rocha & Morais, 1999)
A escola ocupa um lugar de destaque, entre os vários ambientes em que as crianças se movimentam (Cardoso & Peixoto, 1999).
À medida que o professor vai interagindo com os alunos e estes entre si e com os materiais escolares, vão-se constituindo enquanto grupo, com uma dinâmica própria (estrutura, organização, normas) e objectivos específicos (Cardoso & Peixoto, 1999).
Tradicionalmente, era atribuída muita importância somente à relação entre os alunos e os professores, prestando-se pouco interesse às relações que se estabelecem entre os alunos e às suas consequências a vários níveis (Coll & Colomina, 1990). O grupo permite à criança encontrar um mundo de comunicação com os outros (Barreiros, 1996).
Primeiramente importa referir que a presente acção integra-se no Projecto (…), tendo em vista a promoção do relacionamento inter-pares e o desenvolvimento da pessoa de forma equilibrada e harmoniosa. Mais especificamente, a acção insere-se nos seguintes objectivos do Projecto:
Prevenir situações de risco