Materiais Refratários
O que são?
A palavra cerâmica vem do grego e significa: “matéria-prima queimada”. Existe uma vasta gama de tipos e aplicações desses materiais nas mais variadas áreas: são encontradas desde um simples azulejo até a fuselagem de uma nave espacial.
Entre os tipos de cerâmicas estão as cerâmicas refratárias, esse grupo tem por finalidade principal suportar temperaturas elevadas nas mais diversas condições. Este grupo compreende uma diversidade de produtos, que têm como finalidade suportar temperaturas elevadas nas condições específicas de processo e de operação dos equipamentos industriais, que em geral envolvem esforços mecânicos, ataques químicos, variações bruscas de temperatura e outras solicitações.
Matéria-prima
Os materiais cerâmicos pode ser classificada quanto a matéria-prima ou componente químico principal em: sílica, sílico-aluminoso, aluminoso, mulita, magnesionocromítico, cromítico-magnesiano, carbeto de silício, grafia, carbono, zircônia, zirconita, espinélio entre outros. A composição do material definirá suas características e, consequentemente, suas aplicações. As matérias primas pode ser naturais e/ou sintéticas.
Processamento
O processamento dos materiais cerâmicos refratários varia de acordo com o tipo a ser produzido e também quanto a pureza exigida para sua aplicação. De modo geral, o processamento pode ser dividido em 4 etapas:
1ª etapa: Preparação da matéria-prima
As matérias-primas para a fabricação do material cerâmico refratário podem ser naturais ou sintéticas. Caso sejam naturais, essas matérias-primas têm que ser beneficiadas e purificadas para que atinjam o grau de pureza necessário. Já as matérias-primas sintéticas, normalmente são fornecidas de acordo com o especificado e, portanto, prontas para o uso.
Preparação da massa: geralmente os cerâmicos refratários são fabricado a partir da mistura de duas ou mais matérias primas. Uma etapa muito importante no processo de