Trabalho
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.
Domínio Equatorial Amazônico
É formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica. É banhado pela Bacia Amazônica, que se destaca pelo grande potencial hidrelétrico. Apresenta grave problema de degradação ambiental, representado pelas queimadas e desmatamentos. O governo brasileiro, por meio do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, adotará o eco-turismo e a biotecnologia como formas de desenvolver a Amazônia, preservando-a.
Principais Impactos Ambientais: A extração de madeira e desmatamento. Queimadas para abertura de pasto ou agricultura. Processo de Lixiviação por manejo inadequado do solo. Poluição das águas e assoreamento Abertura de estradas, urbanização,construções de hidrelétricas, tráfico ilegal de animais silvestres e outros.
Domínio dos Cerrados
Corresponde à área do Brasil Central e apresenta extensos chapadões e chapadas, com domínio do clima tropical semi-úmido e vegetação do cerrado.A vegetação do cerrado é formada por arbustos com troncos e galhos retorcidos, recobertos por casca grossa. Os solos são pobres e ácidos, mas com a utilização do método da calagem, colocando-se calcário no solo, estão sendo aproveitados pelo setor agrícola,transformando-se na nova fronteira da agricultura, representada pela expansão do cultivo da soja, feijão, arroz e outros produtos.Nesse domínio estão as áreas dispersoras da Bacia do Paraná,do Paraguai, do Tocantins, do Madeira e outros rios destacáveis. Principais Impactos Ambientais: Desmatamento, queimada, expansão da agropecuária. Contaminação do solo por uso inadequado de defensivos agrícolas e processos de Lixiviação Assoreamento do leito de