Expansão do capitalismo
Influência da II Revolução Industrial * A expansão capitalista pode ser vinculada ao grande desenvolvimento técnico e científico registrado nesse período.
Neocolonialismo é o processo de dominação política e econômica estabelecido pelas potências capitalistas emergentes ao longo do século XIX e início doséculo XX, que culmina com a Partilha da África e da Ásia, (colonização da África e da Ásia). A disputa por novas terras envolve Reino Unido, França e Bélgica, primeiras potências industrializadas; Alemanha e Estados Unidos, que conhecem o apogeu industrial e econômico a partir de 1870; e Itália, Rússia e Japão, que ingressavam na via da industrialização. Índice [esconder] * 1 Contexto * 2 A Difusão da Indústria * 3 Os Monopólios e as Invenções Tecnológicas * 4 A Corrida Colonialista * 5 O processo da partilha colonial * 6 A Penetração Européia na Ásia * 7 A Administração Colonial * 8 A Exploração Colonial * 9 Referências |
-------------------------------------------------
[editar]Contexto
Impérios mundiais e colônias em 1898, pouco antes da Guerra Hispano-Americana, Revolta dos Boxers e a Guerra dos Bôeres.
Neocolonialismo em 1945.
A industrialização do continente europeu marcou um intenso processo de expansão econômica. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo. Foi nesse contexto que, a partir do século XIX, essas nações buscaram explorar regiões na África e Ásia.
Gradativamente, os governos europeus intervieram politicamente nessas regiões com o interesse de atender a demanda de seus grandes conglomerados industriais. Distinto do colonialismo do século XVI, essa nova modalidade de exploração pretendia fazer das áreas dominadas grandes mercados de consumo