O império da concorrência: uma perspectiva histórica das origens e expansão do capitalismo
CENTRO DE ESTUDOS SINDICAIS E DE ECONOMIA DO TRABALHO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE ECONOMIA
Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo - 2014
Aluno: Eduardo Rocha Silveira Junior
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
PARA A AULA DO DIA 14/03/2014
1. Identificação da Obra:
PRONI, M. W. “O império da concorrência: uma perspectiva histórica das origens e expansão do capitalismo”, Revista Paranaense de Desenvolvimento n. 92, Curitiba, Ipardes, 1997, p. 3-32.
2. Palavras-chave: capitalismo, revolução industrial, mercado, mercado interno, mercado mundial, industrialização, liberalismo, capitalismo concorrencial, capitalismo monopolista, concentração e centralização do capital, Grande Depressão, (neo)imperialismo, protecionismo, concorrência, regulação, desenvolvimento tecnológico, produtividade, competitividade, valorização do capital, força de trabalho, colapso do laissez-faire, guerra, Welfare State, globalização econômica (produtiva e financeira), desregulamentação, liberalização, desregulamentação, privatização, reestruturação produtiva, modernização conservadora, crise econômica e financeira mundial.
3. Tema da Obra:
N1 - “(...) [a] evolução do capitalismo, desde a longa gestação que antecede a Revolução Industrial até a eclosão da crise contemporânea. (...) [apresentação das] passagens centrais relativas ao desenvolvimento das economias capitalistas avançadas, mostrando que esse percurso tem sido marcado por rupturas e continuidades. Um de seus aspectos centrais é o papel desempenhado pela concorrência na expansão do sistema econômico”. (p.3)
Comentário: Tendo a concorrência como uma das determinações fundamentais do capitalismo, o trabalho expõe a evolução deste sistema em suas diversas dimensões históricas fundantes e fenomênicas, desde a longa gestação que antecede a Revolução Industrial até a eclosão da crise contemporânea, que difere na forma e no conteúdo, na essência e na aparência, na quantidade e