Gerenciamento De Projeto
Conceitos de projeto de ti
Para o PMBOK, projeto é um esforço temporário para criar um serviço ou produto ou resultado exclusivo. Para tal necessita de objetivos claros, parâmetros de medição (o que não se pode medir, não se pode melhorar), datas de início e término que atendam aos requisitos das partes interessadas (stakeholders). De acordo com a norma ISO 10006 (Diretrizes para Qualidade de Gerenciamento de Projetos), projeto é um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com data para início e término, que é a chave para se determinar se realmente estamos em um projeto.
O PMBOK sugere o gerenciamento de projetos de ti utilizando como base nove áreas de conhecimento. São elas: escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e integração.
O gerenciamento do escopo é a definição do resultado que se espera do projeto, seja ele um produto ou serviço. O grande problema do gerenciamento de escopo para projetos de TI é que o cliente muitas vezes não sabe muito bem o que ele precisa.
O gerenciamento de tempo ou prazo corresponde ao estabelecimento de um cronograma do projeto, organizando cronologicamente as atividades e recursos.
No gerenciamento de custos serão definidos o orçamento, estimativa e controle de custos.
O objetivo do gerenciamento da qualidade é garantir a satisfação do cliente através de melhorias contínuas em seu processo.
Na gestão de recursos humanos do projeto, é formada a equipe para sua execução, e também são levantadas as necessidades de treinamento e capacitação destas pessoas.
A comunicação é indispensável para qualquer negociação ou projeto. Para esta gestão é necessário identificar quais informações devem ser repassadas a determinadas partes interessadas, quando e como.
O plano de riscos de um projeto deve levar em consideração todos os riscos identificáveis, bem como medidas para sua prevenção e contenção, até medidas de controle caso o risco