Demonstraçoes contabeis
As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados.
O que é DRA(Demonstração do Resultado Abrangente)
É alteração no patrimônio líquido de uma sociedade, durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias, não originadas dos sócios. Ela inclui todas as mudanças no patrimônio líquido no período, exceto as resultantes de investimentos dos sócios e distribuições aos sócios.
A organização FASB (Financial Accounting Standards Board) estabeleceu, em junho de 1997, os padrões de relatório e divulgação dos resultados abrangentes e seus componentes como um dos itens que integram o conjunto de demonstrações financeiras.
Este conceito passou a ser adotado no Brasil, quando o CPC – Comitê de Pronunciamento Contábil aprovou o Pronunciamento Técnico nº26 de 02/12/2011, que regulamenta dentre outras demonstrações, a Demonstração do Resultado Abrangente.
Assim, de acordo com a Resolução. CFC 1.185/09 e o CPC 26 a demonstração do resultado abrangente tornou-se obrigatória, mesmo não sendo prevista na Lei 6.404/76.
A demonstração do resultado abrangente deve, no mínimo, incluir as seguintes rubricas:
(a) resultado líquido do período;
(b) cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza (exceto montantes relativos ao item (c);
(c) parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência