Pastoral urbana
Prof. Mestre Cícero Bezerra
Instituto Teológico Quadrangular
Curso Livre em Teologia – Pastoral Urbana
03/12/2012
RESUMO O estudo da pastoral urbana nos leva a um contexto onde a Igreja está inserida. Ao nos depararmos com a realidade das cidades, podemos sentir que alguns valores que norteiam as diretrizes das igrejas necessitam ser repensadas no sentido de que as pessoas que vivem ao seu redor, notem sua presença, como uma instituição que represente o Evangelho como um todo, tendo como objetivo principal estabelecer um relacionamento concreto com Deus.
PALAVRAS CHAVE: Cidade, Presença, Relacionamento.
1 INTRODUÇÃO
Qual o modelo de Igreja para o contexto urbano? O que pensam os moradores das cidades a respeito da Igreja? Ela ainda é uma instituição que influência as pessoas? Quais são as necessidades mais urgentes dos moradores das cidades? O que leva o homem urbano ao isolamento? Porque mesmo diante de uma multidão as pessoas sentem-se tão sozinhas? Porque o homem moderno tem a tendência de se afastar de Deus? Perguntas como esta, nos levam a refletir sobre a maneira de como a Igreja do Senhor Jesus Cristo, deve pensar e agir, procurando levar um Evangelho, a maneira do seu Criador, suprindo às necessidades, e preenchendo o vazio deixado, pela falta de compreensão da Palavra. Jesus nos deixou modelos que ainda são aplicáveis no contexto urbano atual. Porém faz-se necessário uma releitura para que esses princípios possam ser entendidos pelo homem da cidade.
2 DEFINIÇÃO DE URBANO E CIDADE Segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa, “urbano” provém do latim Urbãnus, que é relativo à cidade. Por sua vez, conforme o próprio Aurélio, esta é a concentração populacional não agrícola, ou seja, dedicada a atividades de caráter comercial, industrial, financeiro e cultural. Por sua vez, a enciclopédia livre Wikipédia sustenta a idéia de que não há um padrão