O ensino da história e suas perspectivas
Dayana Medeiros de Mendonça*
Hernani Robinson da Luz Oliveira*
Sayonara Magda de Sousa Costa*
Resumo
São várias as pesquisas a respeito do Ensino de História, elaboradas atualmente. Neste trabalho discutiremos novas formas de abordagens do fazer historiográfico, baseando-se nos estudos feitos recentemente sobre o tema. Ao longo do trabalho iremos sugerir possibilidades metodológicas crítico-reflexivas de forma contextualizada e multidisciplinar para a formação do conhecimento histórico, na medida em que se destaca a importância da investigação em textos, fotos, cartas, documentos, jornais, letras de músicas, bem como o uso diferenciado do livro didático. E proporcionar uma discussão reflexiva da problemática sobre o ensino e aprendizagem de História, para despertar nos educadores as concepções sobre o planejamento das aulas e da metodologia escolhida.
Palavras-chave: Ensino. História. Metodologias.
As pesquisas a respeito do ensino de História e suas metodologias
O ensino de história foi encarado até a década de 60, como apenas uma área de formação e não como um objeto de pesquisa. Durante o final da década de 70 e início da década de 80, é que o ensino de história passa a ser visto como um campo a ser analisado. Devendo-se destacar que essas pesquisas eram analisadas na parte formal do ensino, ou seja, analisadas através de leis e propostas de currículos.
Foi proporcionada uma mudança no foco dessas preocupações, a partir do desenvolvimento das pesquisas, que começaram a se direcionar para o que acontecia dentro da sala de aula, na forma como as metodologias eram propostas e utilizadas pelos professores. E a essa mudança na direção, pode se dar como responsável o aumento de trabalhos relacionados sobre o ensino de história, que debatem sobre as dificuldades encontradas tanto por parte dos professores, quanto pelo aluno.
Pode-se dizer que essas transformações em relação ao ensino de história, são