Relatórios
Laboratório 1 - RESISTORES
Turma: 01 Instrutor: Juan Lucas Nachez
Aluna: Paloma A Andrade dos Santos
RESUMO
O fundamento deste relatório é observar a realização dos resistores, sua composição e seu comportamento em várias situações. Utilizando equipamentos adequados que nos proporciona a medição correta, observaremos a reação para cada resistor, quando agregado a ele uma diferença de potencial, ou seja, uma corrente elétrica. E corrente elétrica nada mais é que, o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Sendo assim, foram estudados os circuitos dispostos em série e em pararlelo.
Introdução
O propósito é a familiarização com a utilização de equipamentos e instrumentos que realizam medidas elétricas, sendo utilizados no laboratório, esses que realizam medição através da resistência ôhmica em diversos tipos de resistores.
Fundamentão Teórica Resistores: São peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade. Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros. Em circuitos elétricos teóricos costuma-se considerar toda a resistência encontrada proveniente de resistores, ou seja, são consideradas as ligações entre eles como condutores ideais (que não apresentam resistência), e utilizam-se as representações:
Associação de Resistores
Em um circuito é possível organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associação de resistores. O comportamento desta associação varia conforme a ligação entre os resistores, sendo seus possíveis tipos: em série, em paralelo e mista.