dispositivos de controle
Neste relatório acadêmico iremos abordar a Instrumentação e Dispositivos de Controle em Caldeiras. Citaremos e explicaremos o funcionamento de alguns, suas manutenções, medições e como os mesmos se comportam de acordo com as diversas situações do sistema. O uso destes dispositivos é de grande importância afim de verificar a continuidade do processo, e principalmente, evitar acidentes. O projeto e instalação destes mecanismos devem seguir normas técnicas a fim de um perfeito funcionamento dos mesmos.
Medidores de Nível:
a) Sensor de Nível com eletrodo: O sensor de nível com eletrodo aproveita a condutividade elétrica da água mediante três eletrodos de aço inoxidável e de tamanhos diferentes, correspondendo cada tamanho a um nível de água: a central, o máximo e o mínimo. Este dispositivo é montado na parte superior do tambor de vapor, e os eletrodos estão ligados a um relé de nível de água, que envia sinais do nível da água para o regulador automático, ou sistema de controle, que comanda a bomba de alimentação de água. A bomba entrará em funcionamento quando a água atingir a ponta de eletrodo central e deverá parar quando a água atingir o eletrodo de nível máximo (o menor eletrodo). Se o nível da água atingir a ponta do eletrodo maior, o relé, em alguns sistemas, poderá fazer funcionar um alarme, que dará ao operador a indicação do defeito.
b) Sensor de Nível com bóia: O sensor de nível com bóia pode ser construído de várias formas, mas os principais constam de uma garrafa ligada ao tambor de vapor e uma bóia, que flutua no seu interior. Qualquer flutuação do nível interna é transmitida a esta bóia, presa na parte superior por uma haste. indicação do defeito.
Medidores de Pressão:
a)Transmissor piezo-elétrico: O transmissor eletrônico de pressão tipo piezo-elétrico é um instrumento que tem seu transdutor baseado na variação de comprimento e diâmetro, e ,