Controle de temperatura em dispositivo eletronico
Controle de Temperatura em Dispositivos Eletrônicos
Aluno; Prof;
Passo Fundo 16 de Dezembro de 2009
1
Introdução
Neste trabalho, propomos um sensor de temperatura que acionará ou desligará um cooler ou exaustor, usados para dissipação de potência em processadores e para o resfriamento de gabinetes em computadores, respectivamente.
Motivação
Os processadores atuais dissipam cada vez maior potência, principalmente devido ao maior grau de integração presente nos circuitos integrados modernos; isto está diretamente relacionado ao número de transistores presentes na pastilha de silício. Caso o sistema de dissipação de potência não seja eficiente, a temperatura da pastilha atingirá níveis que prejudicarão o funcionamento do processador, inclusive podendo danificá-lo. Há um intervalo de operação fornecido pelo fabricante; na maior parte dos casos, e principalmente no Brasil, estamos interessados apenas na temperatura máxima aceitável. O mesmo raciocínio é válido para os outros componentes presentes no gabinete do computador. O cooler funciona como um ventilador, jogando ar de menor temperatura sobre o processador (ou outro dispositivo eletrônico). Já o exaustor retira o ar aquecido da parte interna do gabinete, jogando-o na parte externa. Os dois mecanismos são importantes: o primeiro evita o aquecimento acima do tolerável do processador, enquanto que o segundo evita que a temperatura no interior do gabinete ultrapasse o indicado.
2
Proposta
Neste projeto utilizaremos coolers; porém, o mesmo projeto é valido no caso de exaustores, bastando apenas trocar o dispositivo. Uma restrição inicial ao projeto é o modo de operação dos coolers conhecidos; eles apresentam dois estados bem definidos - ligado e desligado - e uma transição abrupta entre eles. Depois de ligado, incrementos de tensão provocam uma variação pequena na velocidade de rotação; além disso, a tensão em que o cooler passa a funcionar não é