Trabalho de Eletricidade e Optica
Este trabalho tem como objetivo mostrar um pouco sobre o monitoramento e controle de temperatura. O sistema de monitoramento é dividido em Hardware (responsável pela aquisição da temperatura) e
Software (responsável pelo processamento lógico do sistema). O sistema de monitoramento e controle de temperatura, é baseado na tecnologia de
microcontroladores
e
monitoração
por
software
supervisório, realiza o controle ON/OFF da temperatura, alterando o valor desta variável através de atuadores. Os parâmetros do processo são fornecidos pelo operador ou usuário do sistema através do software supervisório, através do qual são fornecidas informações sobre o processo em tempo real.
No decorrer deste trabalho, iremos ver um pouco mais sobre o monitoramento e controle de temperatura presente no nosso dia - a dia.
4
MONITORAMENTO
E
CONTROLE
DE
TEMPERATURA
DE
LABORATÓRIOS DE ENSAIOS, UTILIZANDO O COMPUTADOR
O sistema de monitoramento e controle de temperatura de laboratórios será separado em módulos funcionais.
1. MÓDULO DO LABORATÓRIO
Neste módulo se encontram
os atuadores de aquecimento e
refrigeração, responsáveis por agir diretamente na temperatura do laboratório. Ainda, acoplados ao laboratório, se encontram os sensores de temperatura, responsáveis pela emissão de sinais elétricos equivalentes a temperatura do laboratório, juntamente com o circuito de condicionamento dos sinais dos sensores, baseado em amplificadores de instrumentação.
1.1.
Sensores de Temperatura (Termopares)
Medidas de temperatura podem ser feitas utilizando-se diodos, transistores, sensores específicos, ou até mesmo CIs (circuitos integrados) específicos. A escolha do transdutor mais adequado deve obedecer a algumas diretrizes, como o tempo de resposta e intervalo de temperatura de operação. Tendo em vista estes fatores, foi escolhido o sensor de temperatura do tipo termopar.
Um termopar é um simples sensor