Eletricidade e optica
Módulo I – Corrente Elétrica
Corrente Elétrica:
Todos os dispositivos elétricos (lâmpadas, liquidificadores, chuveiros, TVs, etc.) só funcionam se percorridos por corrente elétrica, que quer dizer movimento de elétrons. Quando ligamos o interruptor de uma lâmpada, o filamento metálico no interior do bulbo fica sujeito a uma diferença de potencial que provoca um fluxo de carga elétrica, de maneira semelhante ao fluxo de água numa mangueira, provocado por uma diferença de pressão. O fluxo de carga elétrica constitui uma corrente elétrica. • • Carga Elétrica: propriedade inerente a determinadas partículas elementares, que proporciona a elas a capacidade de interação mútua, de natureza elétrica. Corrente Elétrica: movimento ordenado de cargas elétricas.
Observações: a) o movimento de cargas elétricas, além de ser ordenado, é simultâneo, isto é, todos os elétrons se movimentam ao mesmo tempo. b) Um condutor elétrico não precisa ser necessariamente metálico e sólido. c) Materiais que não conduzem cargas elétricas (madeira, vidro, plástico, etc.) são chamados de isolantes elétricos.
Intensidade de Corrente Elétrica (I) : A corrente elétrica se define como a taxa de passagem de carga através da área de seção reta de um condutor. A Fig. 1 mostra um segmento de condutor percorrido por uma corrente, com os portadores de carga em movimento. q A q q q q
Fig. 1 . Segmento de um fio condutor. Se ∆Q for a carga que passa pela área A da seção reta, durante o intervalo de tempo ∆t, a corrente é I = ∆Q / ∆t.
-1-
Eletricidade e Óptica Claudia Regina Campos de Carvalho ______________________________________________________________________________________
Se ∆Q for a carga que passa pela área A da seção reta, no intervalo de tempo t, a corrente Ié
I= ∆Q ∆t
A unidade SI de corrente é o ampère (A), resultante da unidade