James Clerk Maxwell
RODRIGO ADRIANO PRESTES
JAMES CLERK MAXWELL
PONTA GROSSA
17 DE JULHO DE 2014
LORENY FERREIRA DOS SANTOS
RODRIGO ADRIANO PRESTES
JAMES CLERK MAXWELL
Pesquisa apresentada ao professor Emerson da disciplina de física do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa(CEEP-PG).
PONTA GROSSA
17 DE JULHO DE 2014 BIOGRAFIA
Nascido no dia 13 de Junho de 1831 em Edimburgo (Escócia), James Clerk Maxwell, um dos maiores cientistas de todos os tempos. Físico e matemático britânico, daria origem à uma longa caminhada até suas mais incríveis descobertas na física e além dela.
James Clerk Maxwell cresceu em uma pequena vila rural no interior de Glenlair com seus pais. Aos oito anos de idade Maxwell ficou apenas com seu pai, após o falecimento de sua mãe. Seu pai fazia planos para seus estudos e sua formação, contratando até um tutor para ensiná-lo, mas não obteve sucesso.
Nos seus 16 anos, Maxwell começou a estudar matemática, filosofia natural (Naquela época, denominação de Física) e lógica na Universidade de Edimburgo. Filiou-se ao Peterhouse College em 1850 ao se mudar para Cambridge.
Mudou-se para o Trinity College, frequentado por Isaac Newton, na pretenção de obter facilmente uma bolsa de estudos. Maxwell acabou tornando-se membro do Trinity College e trabalhou no local até 1856, ano em que publicou seu primeiro trabalho sobre eletricidade e magnetismo.
Em 1859, casou-se com Katherine Mary Dewar e concorreu à ocupação da cadeira de Filosofia Natural na Universidade de Edimburgo, acabou perdendo o posto para seu amigo Peter Guthrie Tait (1831-1901), pois apesar de possuir inùmeras qualidades como matemático, Maxwell não seria um bom professor para alunos iniciantes.
Após ficar desempregado em 1860, Maxwell uniu-se ao King's College e foi indicado à cadeira de