Eletricidade e Optica
Trabalho para a nota NP2 (2,0 pontos) – Em dupla
SI/CC – 1º semestre
Fibras Ópticas: o trabalho deverá explicar como funciona a fibra óptica, qual foi a sua origem e o que representou na evolução tecnológica.
Ondas eletromagnéticas: o trabalho deverá explicar o que são as ondas eletromagnéticas e falar sobre o espectro eletromagnético.
Obs.: É obrigatório colocar a bibliografia.
Trabalho de Eletricidade
E Óptica
Tema: Fibra Óptica e Ondas Eletromagnéticas
Fibras Ópticas.
A Origem da Fibra Óptica.
Em 1956, o físico indiano Narinder Singh Kanpany, inventa a fibra óptica. Mas alguns anos antes já haviam ocorrido algumas experiências com fibra óptica nomeadamente em 1930 na Alemanha. Contudo as pesquisas sobre as suas propriedades e as suas características só se iniciaram por volta de 1950. Ao longo dos anos, foram feitas cada vez mais pesquisas acerca das propriedades e características das fibras ópticas, até chegarmos ao que elas são hoje em dia. Agora as fibras ópticas são usadas em grande escala a nível mundial, e podem ter taxas de transmissão até 1Gbps. Na atualidade, essas fibras são largamente utilizadas no ramo das telecomunicações, substituindo os conhecidos fios de cobre e melhorando as transmissões de dados.
Como Funciona?
Cada fibra óptica é formada basicamente por duas camadas de vidro: um núcleo central com índice de refração maior e uma camada que faz o seu revestimento com índice de refração menor. O funcionamento das fibras ópticas baseia-se nas leis da reflexão e refração e acontece da seguinte forma: a luz penetra na fibra e nela sofre inúmeras e sucessivas reflexões na superfície, que faz a separação entre o núcleo e a camada de revestimento. Essa luz caminha por milhares de quilômetros e de acordo com a informação transmitida ela pode ser convertida em sinal elétrico, sonoro ou luminoso.