controle de temperatura
1 de 8
http://www.pads.ufrj.br/~rapoport/controle_temperatura/index.html
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola Politécnica
Departamento de Eletrônica e Computação
Disciplina: Instrumentação e Técnicas de Medidas
Professor: Werneck
Período: 2002/2
Controle de temperatura em dispositivos eletrônicos Autores:
Daniel Valente Serman
Eduardo Rapoport
Fábio Soares Gomes
Roberto Barreto de Moraes
Índice:
Introdução
Motivação
Proposta
Pré-projeto
Projeto
Implementação
Considerações Finais
Introdução
Neste trabalho, propomos um sensor de temperatura que acionará ou desligará um cooler ou exaustor, usados para dissipação de potência em processadores e para o resfriamento de gabinetes em computadores, respectivamente.
19/9/2007 08:09
Controle de temperatura em dispositivos eletrônicos
2 de 8
http://www.pads.ufrj.br/~rapoport/controle_temperatura/index.html
Motivação
Os processadores atuais dissipam cada vez maior potência, principalmente devido ao maior grau de integração presente nos circuitos integrados modernos; isto está diretamente relacionado ao número de transistores presentes na pastilha de silício. Caso o sistema de dissipação de potência não seja eficiente, a temperatura da pastilha atingirá níveis que prejudicarão o funcionamento do processador, inclusive podendo danificá-lo. Há um intervalo de operação fornecido pelo fabricante; na maior parte dos casos, e principalmente no Brasil, estamos interessados apenas na temperatura máxima aceitável. O mesmo raciocínio é válido para os outros componentes presentes no gabinete do computador.
O cooler funciona como um ventilador, jogando ar de menor temperatura sobre o processador (ou outro dispositivo eletrônico). Já o exaustor retira o ar aquecido da parte interna do gabinete, jogando-o na parte externa. Os dois mecanismos são importantes: o primeiro evita o aquecimento acima do tolerável do