Gestão por competencia
Sumário 2
Introdução 2
Introdução
“A Gestão do Conhecimento deve ser compreendida como o conjunto de atividades voltadas para a promoção do conhecimento organizacional, possibilitando que as organizações e seus colaboradores possam sempre se utilizar das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponíveis, com vistas ao alcance dos objetivos organizacionais e maximização da competitividade.”
(ALVARENGA NETO, 2005:18)
A presente proposição busca avaliar a contribuição da Aprendizagem Organizacional para Gestão do Conhecimento que ocorre na empresa SerasaExperian. Os objetivos balizadores da pesquisa desta organização são: evidenciar a conexão entre Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento; identificar a multidisciplinaridade e o método sistêmico na organização; analisar a relevância da abordagem qualitativa; correlacionar Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento; e, por fim, elaborar uma proposta de melhoria da sistemática de Gestão do Conhecimento na empresa.
A Gestão do Conhecimento
A sociedade tem considerado o conhecimento como uma realidade estrutural que decorre da própria estrutura social.
Pensar nos objetivos de gestão do conhecimento se constitui como questão imprescindível, porquanto requer que as organizações promovam a criação, o acesso, a transferência e o uso efetivo do conhecimento. Esta doutrina gera a criação de mecanismos e procedimentos dedicados a estimular a formação de capacidades e promover a difusão qualificada do conhecimento relevante em todos os níveis desejados.
Segundo Davenport (1998), a gestão do conhecimento pode ser vista como uma série de ações gerenciais constantes e sistemáticas que facilitam os processos de criação, registro e compartilhamento do conhecimento nas organizações. Para Alvarenga Neto (2005), gestão do conhecimento deve ser entendida como gestão da organização na era do conhecimento. Na concepção do autor, as empresas não gerenciam o conhecimento;