Controle de Temperatura em Dispositivos Eletrônicos
1 Escola Técnica Professor Everardo Passos (ETEP) – Faculdade de Engenharia - SJCampos, SP, Brasil
RESUMO
O trabalho consiste em criar um protótipo na qual o sensor de temperatura acionará ou desligará o cooler, utilizando métodos aprendidos em sala de aula. Normalmente a dissipação de potência ocorre em microprocessadores e na refrigeração de seus gabinetes.
Palavras-Chave: Dissipação de potência, refrigeração, controle de temperatura, cooler.
1. INTRODUÇÃO
Com o passar do tempo, o computador sofreu muitas alterações. Uma das grandes alterações é a circulação de ar, algo que por muitas pessoas não é notado ou visto como pouco importante. Mas um computador bem ventilado é sinônimo de um computador bem cuidado. Os consumidores geralmente não ligam muito para o sistema de refrigeração do computador. Sobretudo em dias mais quentes, quando o computador, além do aquecimento natural, conta ainda com o agravante do aquecimento externo, é imprescindível que todos os coolers estejam funcionando corretamente, para que o computador não tenha nenhum tipo de superaquecimento.
A potência dos computadores é cada vez mais exigida, tanto no ambiente de trabalho, como no computador para uso residencial. O processador costuma ser um componente com uma temperatura fora do normal, para isto, a utilização de componentes básicos como o dissipador de calor ajuda muito, mas nem sempre é o suficiente. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de Sistema de Refrigeração de equipamentos Eletrônicos por intermédio de coolers. Portanto será monitorado a temperatura para ligar e desligar o cooler, com o objetivo de abaixar o calor do dispositivo em questão.
2. Objetivos do Trabalho
Propor um protótipo para que monitore a temperatura do equipamento eletrônico, e assim quando for necessário acionar/desligar o cooler quando utilizado para refrigerar e dissipar o calor do dispositivo. Por fim, quando o Sistema estiver em