gaby
Ocorrência
A família Orchidaceae talvez seja a mais comospolita de todas, perfazendo um grande número de espécies que habitam quase todos os rincões da terra, das regiões tropicais até às temperadas, com exceção da Antártida. Estima-se que existam mais de 25.000 espécies e que a quantidade de gêneros supera a marca dos 700. No Brasil existem cerca de 200 gêneros e mais de 2500 espécies, colocando o país como o quarto maior de ocorrência natural, atrás do Equador, Colômbia e Nova Guiné. O que impressiona também é o número extraordinário de híbridos que vão se multiplicando constantemente.
A família Orchidacea divide-se em cinco subfamílias:
Apostasioideae Reichenbach
Plantas com pólen pastoso ou farinoso, que geralmente não formam polínias, com duas ou três anteras férteis linear-lanceoladas, folhas de bases embainhadas, estaminóde alongado e labelo similar às pétalas.
Cypripedioideae Lindley
Plantas com pólen pastoso ou farinhento, que geralmente não formam polínias, com duas anteras férteis oblongas ou ovais, folhas de bases embainhadas, estaminóde em formato de escudo e labelo geralmente saquiforme.
Vanilloideae Szlachetko
Plantas com pólen pastoso ou farinhento, que geralmente não formam polínias, com uma antera fértil incumbente e folhas sem bases embainhadas.
Orchidoideae
Plantas com pólen coeso formando polínias, uma antera fértil ereta ou tombada para trás e folhas enroladas claramente plicadas, raízes frequentemente carnosas.
Epidendroideae Lindley
Plantas com pólen coeso formando polínias, com antera incumbente, ou tombada para trás, mas então com folhas claramente plicadas e raízes raramente carnosas.
De acordo com o lugar no seu habitat de origem, as orquídeas são classificadas como Saprofitas,Epífitas, Terrestres ou Rupícolas.
SAPRÓFITAS, são desprovidas de clorofila e crescem no húmus das florestas.Apresentam flores pequenas e pálidas.
EPÍFITAS OU DENDRÍCOLAS, a maior parte das