controle de dispositivos de medição
Estabelecer:
Procedimentos de controle dos dispositivos de medição, tanto internos como externos, pertencentes ao planejamento das calibrações / verificações das áreas de produção e inspeção;
Procedimentos de controle e validação de softwares de ensaio;
Parâmetros para a definição dos intervalos de calibração / verificação dos dispositivos de medição e softwares de ensaio;
Diretrizes para as condições de preservação, manuseio e armazenamento dos dispositivos de medição;
Assegurar as incertezas de medição fornecidas pelos dispositivos de medição utilizados pela BSBIOS, relacionados com a qualidade e segurança de alimentos.
2. REFERÊNCIAS
3. DEFINIÇÕES
Dispositivo de Medição: Dispositivo utilizado para uma medição, sozinho ou em conjunto com dispositivo(s) complementar (es).
Dispositivo de medição reserva: dispositivo de medição calibrado ou verificado, destinado a substituição de outro dispositivo.
Padrão nacional: padrão reconhecido por uma decisão nacional para servir em um país como base para estabelecer valores a outros padrões da grandeza a que se refere.
Padrão internacional: padrão reconhecido por um acordo internacional para servir em um país como base para estabelecer valores a outros padrões da grandeza a que se refere.
Calibração: Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre valores indicados por um dispositivo de medição, ou sistema de medição ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
Ajuste: Operação destinada a fazer com que um dispositivo de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. O ajuste pode ser automático, semi-automático ou manual.
Verificação: comparação das condições metrológicas de um dispositivo de medição com os valores correspondentes de outro dispositivo de medição formalmente calibrado, sendo este último conhecido como Padrão de Transferência ou Padrão de Trabalho. O