Dispositivo de Controle Ambiental: Precipitadores Eletrostáticos
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Dispositivo de Controle Ambiental:
Precipitadores Eletrostáticos
Disciplina: Ventilação Industrial
Professor: Paulo Sérgio Godoy
Alunos:
Adolfo de Castro Teodoro Júnior
Lazlo Macedo Carvalho
Marcos Pariz
Serra – ES, Novembro de 2009
Introdução
Sistema de Controle Ambiental, ou SCA é o conjunto de operações e/ou dispositivos destinados ao controle dos impactos negativos das intervenções físicas, efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos gerados pela atividade instalada, de modo a corrigir ou reduzir os seus impactos sobre a qualidade ambiental. (http://www.licenciamentoambiental.eng.br/conceito-de-sistema-de-controle-ambiental/)
Para a escolha de um SCA, são avaliados os tipos de contaminantes a se controlar, o volume gerado, suas qualidades físico-químicas, em qual ambiente será aplicado, para qual finalidade e do tamanho da motivação de investir dos gestores.
Justificativas:
Acho q temos que conceituar melhor poluentes e tem mais informação num dos trabalhos que lhes enviei
2. CLASSIFICAÇÃO FISICA DOS POLUENTES.
2.1. POEIRAS - São partículas sólidas, em geral com diâmetros maiores que 1 mícron, resultantes da desintegração mecânica de substâncias orgânicas ou inorgânicas, seja pelo simples manuseio, seja em conseqüência de operações de trituração, moagem, peneiramento, broqueamento, polimento, detonação, etc. Como exemplo citamos poeiras de sílica, asbesto, de cereais, de carvão, de metais etc.
2.2. FUMOS.
São partículas sólidas, em geral com diâmetros menores que 1 mícron, resultantes da condensação de vapores, geralmente após a volatilização de metais fundidos e quase sempre acompanhadas de oxidação. Ao contrário das poeiras, os fumos tendem a flocular. Os fumos podem formar-se pela volatilização de matérias orgânicas sólidas ou pela reação de substâncias químicas, como na combinação