Desafios e perspectivas para o ensino da história e cultura afro-brasileira nas salas de aula
Hérica do Valle hericadovalle@yahoo.com.br Orientadora Profª Drª Márcia Aparecida Lima Vieira
Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. (SANTOS, 2003, p. 56)
RESUMO
O presente artigo discute a Lei 10.639/03, sobre as questões étnico-raciais, e os desafios para o seu cumprimento, dentro das redes de ensino do Brasil. Da enfoque na necessidade das estruturas curriculares serem adaptadas. Ainda destaca a enorme necessidade de uma formação renovada para os profissionais da educação, que lhes permita tratar este assunto de forma natural, objetivando que os descentes de africanos tenham sua história resgatada e valorizada.
Palavras-chave: afro-descendentes, cultura, diversidade, ensino superior.
ABSTRACT
This article debates the Law 10.639/03, regarding ethnic-racial questions and the challenges to its implementation within the school systems in Brazil. It focus on the need for the curricular structures to be adapted. Also, it highlights the enormous need to renew training for education professionals, enabling them to deal with this matter in a natural way, aiming to rescue the story and the value of the African descendants.
Key Words: african descendants, culture, diversity, Higher Education
Introdução
Este artigo discute a implantação na pratica da Lei 10.639/03, que aborda as relações étnico-racias, nas escolas brasileiras. Buscamos enfatizar a formação de professores, pois são estes que poderão tratar da questão e implantar o que determina a Lei nas salas de aula. Por ser uma determinação legal, é importante que durante a formação inicial, nos Cursos de